APARTAMENTO CASTELA

Este projeto de reforma para um apartamento de 90 m² teve como principal partido um novo desenho de piso em que ficasse marcada a setorização entre as áreas de pisos molhados e os demais espaços como salas e quartos.

Para a área de pisos molhados, que engloba a área de serviços, cozinha, sala de jantar e varanda, foi escolhido o granilite branco como piso único. O granilite é um material resistente e durável, ideal para áreas de maior circulação e exposição à água, além de ser de fácil manutenção e limpeza. A cor branca ajuda a unificar essas áreas com leveza e destaca as novas marcenarias, executadas em compensado naval e fórmica.

Já para as áreas de estar e quartos, o piso de madeira foi o material escolhido, proporcionando um ambiente mais quente e acolhedor a partir deste elemento natural e nobre.

O desenho fluido da transição entre esses dois pisos é resultante do layout e dos usos propostos para o espaço e não somente uma atitude formal. Onde fez sentido aumentar o estar para acomodação dos móveis, aumentou-se o piso de madeira.

Para integrar a cozinha à sala, foi retirado um lavabo existente e projetada uma nova bancada bastante larga, servindo de apoio para diversos usos, tanto na cozinha quanto na sala. Além disso, a abertura da cozinha tornou o ambiente mais amplo, em adição a uma melhora significativa de ventilação e iluminação natural.

A sala de tv recebeu uma estante, em freijó maciço e gabinetes em compensado naval, acomodada às duas vigas marcantes no espaço, que foram descascadas para destacar o concreto aparente. Já nos quartos, somente os acessos foram reorganizados para o melhor aproveitamento dos espaços íntimos. Com estas pequenas mudanças, o apartamento tornou-se mais espaçoso e confortável, atendendo às necessidades dos novos moradores.

SÃO PAULO, 2021
90 m²
FOTOS: MANUELA LOURENÇO