











SEDE FAZENDA JARAGUÁ
As diretrizes para a reforma da sede da Fazenda Jaguara foram, principalmente, promover a renovação sem perder a essência da casa, a memória sob a qual ela existe e a harmonia com a qual ela convive implantada com as demais construções ao seu redor. As medidas aqui tomadas pretendem atingir os melhores resultados sem grandes alterações estruturais. São pontuais e garantirão, com delicadeza, uma considerável melhoria na convivência espacial.
Começamos pela abertura das janelas da casa, que terão seu vão horizontal preservado (para que nenhuma complicação técnica surja) e seus peitorais serão rebaixados, aumentando a abertura vertical. Os caixilhos são novos e possibilitam a total abertura do vão, para que entre mais luz nos ambientes, assim como ocorra um aumento da corrente de ar.
O convívio familiar e social é outro privilegiado desta reforma uma vez que a sala de estar ganha maior amplitude por dois motivos: primeiro com sua extensão a partir da abertura de um quarto que se tornará uma sala de televisão (reversível em quarto de visitas) e, depois, com suas antigas janelas transformadas em portas que se abrirão para uma nova varanda.
A varanda nova está localizada onde antes era o espaço destinado à garagem, que será demolido para dar lugar à um novo e generoso espaço de estar ao ar livre. Sua solução estrutural é simples e com materiais descomplicados, sendo composta por uma laje de concreto sob pilotis, com discreta cobertura verde e algumas aberturas de luz zenital. É ampla, podendo receber móveis como poltronas, mesa, redes e até a mesa de ping-pong existente. Seu piso é claro e refrescante, em pedra goiás, que eventualmente avançam salpicadas para o jardim.
Da nova varanda, comunica-se com a cozinha a partir de uma janela-bar que se fecha com uma simpática porta mexicana, também é de lá que agora se atravessa a sala de jantar em busca da outra varanda da casa, já que as antigas janelas verticais tornaram-se portas. É também na nova varanda que localiza-se a porta de entrada da casa reformulada, ao lado das novas portas de vidro da sala de estar. Por ali, entra-se em um hall que antepara o objetivo de quem mora, visita ou de quem chega para ter uma reunião. É ali que se podem deixar as botas vindas de fora e onde também que localiza-se um lavabo. Os outros banheiros da casa estão renovados, e levam revestimentos diretos, sem rebuscamento e com praticidade.
O escritório ganhou duas janelas generosas, contribuindo para a qualidade do dia a dia de trabalho. Delas, agora também vê-se uma parte do jardim, que sugere espécies nativas do cerrado paulistano e da zona de intersecção, e retoma, na entrada da casa, o pomar que antigamente existia lá atrás. Por fim, um perímetro para a sede é sugerido com uma cerca baixa, para que as cachorras corram felizes e a familia fique despreocupada.


co-autoria com camila marchetti
FERNANDÓPOLIS - SP, 2020
250 m²